Bather, 1925, René Magritte, óleo sobre tela, Palais des beaux-arts de Charleroi, Belgium

.

Um sono calmo, profundo e regenerador é tão ou mais importante que o exercício físico energizante, ou que uma alimentação saudável.

As noites de sono da máxima qualidade, proporcionadas por um ambiente SpaBedroom – onde as marcas próprias e em parceria da RR fazem a diferença – são as que mais ficam gravadas na mente e no corpo fazendo jus à tag da RR: longer lifespan from better sleep quality.

SpaBedroom é um conceito que recolhe toda a notoriedade dessas marcas.

O quarto de dormir assume um papel fundamental no que concerne à qualidade do ambiente em que se desenrola o sono, sendo vários os fatores existentes no quarto que o podem influenciar significativamente.

Entre esses fatores há a mencionar: temperatura; humidade; insonorização; cores das paredes e teto; tom e intensidade da luz; aroma; sensação de segurança; radiações; pureza do ar; tipo de mobiliário existente e seus materiais; tipo de revestimentos de paredes e chão; tipo de materiais utilizados na decoração; ventilação.

Um ambiente de dormida que seja classificado total ou parcialmente como SpaBedroom ganha por conseguinte essa notoriedade, com efeito muito significativo na satisfação quanto à qualidade do sono obtido.

O conceito SpaBedroom consiste precisamente em tomar esses fatores em consideração, no sentido de atribuir ao quarto o ambiente adequado ao melhor sono que se pode ter, o ambiente que designamos por SpaBedroom.

SpaBedroom é um conceito estabelecido pela RR, em resultado da experiência obtida sobre as condições do ambiente dos quartos de dormir, por ocasião da entrega e montagem dos produtos comercializados pela RR.

As lojas exclusivas das marcas próprias e em parceria da RR traduzem já este conceito que, pelas suas características, tem por objetivo proporcionar aos potenciais clientes uma experiência demonstrativa do comportamento dos produtos das marcas para a obtenção dum sono ímpar.

Assim as lojas comportam um ambiente que, de algum modo, identifica alguns dos meios que proporcionam um sono da mais alta qualidade, o qual se define como capaz de que, às quatro horas da tarde do dia seguinte, quem tenha dormido em ambiente SpaBedroom, estará com energia suficiente para terminar o dia bem acordado

A Reil Roudes lda está apta a desenvolver projetos de qualificação de SpaBedroom.

Para mais informações, o contacto pode ser feito pelo email [email protected], ou nas lojas utmost&bespoke® [Clique aqui para ver as lojas.]

Mito das camas duras, um mito que não entra num SpaBedroom

Um dos mitos mais populares é que se deve dormir numa cama quanto mais dura melhor.

É um mito que existe desde antes da internet, pois noutro caso poder-se-ia dizer que era mais um daqueles estudos que se tornam virais, embora sem qualquer sustentação.

Haverá situações, traduzidas por diagnósticos clínicos específicos, que sim, poderão eventualmente exigir posições de dormida especiais. Serão talvez recomendáveis, mas apenas para tais situações muito especiais. Nunca de forma generalizada.

O corpo não é plano – não é uma tábua para assentar noutra tábua – logo algo tem de ceder. Se não cede a cama, ou o colchão, terá de ceder o corpo.

Nas pessoas que dormem sobretudo de lado, que são a esmagadora maioria, esta situação é particularmente grave. Ao dormir numa cama/colchão duro, todo o corpo estará sob pressão, mas principalmente os ombros e as ancas, onde se concentra o peso.

Tal pressão provoca em constrangimentos na circulação sanguínea. Ora, o corpo, defendendo-se automaticamente desses constrangimentos, faz movimentos, designadamente as grandes mudanças de posição, que, nas pessoas com sono leve, são muitas vezes responsáveis por despertar a meio da noite.

Esta é apenas uma das consequências da opção por camas/colchões duros, uma opção baseada num mito sem qualquer fundamento.

Nas camas das marcas em parceria com a RR,  a arquitetura é pensada para ceder onde há pressão, mantendo o suporte adequado em todas as outras zonas. Numa frase: As camas Hästens acompanham as curvas do corpo.

Tal arquitetura é obtida por dois ou mais sistemas de molas ensacadas individualmente, envolvidas por diversas camadas de materiais naturais, o que permite que apenas cedam as molas necessárias nas zonas em que existe pressão. É como se não se tratasse de uma cama ou um colchão, mas de centenas deles, cada um a funcionar de forma independente.

Como as molas são independentes, funcionando cada uma por si, como são várias “camas” e não uma única, os movimentos de um dos lados praticamente não afeta o outro lado da cama. É como se cada pessoa dormisse na sua cama individual. Os benefícios disto são dificilmente quantificáveis, mas conhecem-se os prejuízos para o bem-estar e para a qualidade de vida de quem vê o seu sono ser interrompido ou limitado pelos movimentos ali ao lado.

SpaBedroom é o ambiente mais saudável para dormir

O perigo, por não se ver não significa que não esteja lá. Na sua grande maioria, os colchões são fabricados com produtos sintéticos, derivados do petróleo, tóxicos.

Mesmo os colchões de latex, material de origem natural, são submetidos a tratamento químico – vulcanização – de modo que o latex que é líquido quando é colhido da árvore da borracha, possa tomar a forma de colchão.

Não é economicamente viável tornar inertes esses materiais tóxicos, donde que, com o passar do tempo, para além dos mesmos contaminarem o ambiente do quarto de dormir, libertam partículas que acabam por ser respiradas durante as milhares de inalações que ocorrem durante a sono.

A opção por materiais naturais e, dentro destes, os mais puros, é uma questão de saúde. É assim que se cria o ambiente mais saudável para dormir.