A dimensão de uma cama não é uma questão estética e uma cama grande não é uma excentricidade. A superfície que se tem disponível para dormir conta mais para a qualidade do sono do que se imagina.

Durante a noite, apesar do estado de repouso, o cérebro faz uma série de equações, entre as quais estão os limites da cama. Por isso, apesar de se estar a dormir, não se cai da cama. Ora, assim, quanto menor for a superfície disponível para dormir, mais alerta é preciso estar-se.

Exemplificando, é impossível dormir-se tranquilo num ramo de uma árvore ou em cima de um muro. O exemplo parece absurdo, mas no passado era muito frequente adormecer-se em locais “perigosos”, uma das causas apontadas pela neurociência para o espasmo hípnico, que é aquela sensação desagradável, durante o sono, de que se está a cair. Tal fenómeno ocorre maioritariamente antes do sono mais profundo e pode ser nessa passagem entre fases do sono que há um alerta para o perigo.

O espasmo hípnico não ocorre por se dormir numa superfície mais pequena e não se resolve com uma cama maior, sendo já algo genético e do foro neurológico, mas demonstra bem que o espaço em que se dorme é muito importante, muito mais importante do que aquilo que se poderia pensar.

A dimensão da cama é então um factor que irá influenciar a qualidade do sono e a regeneração da energia, porque se vai retirar dos processos fisiológicos que ocorrem durante a noite mais uma preocupação, ainda que inconsciente.

Numa cama de casal com 160X200, a área individual de dormida, se ninguém “roubar” espaço, é de 80X200, o que se considera, nos padrões actuais, pouco. Numa cama com 200X200, já haverá 100X200 para cada lado, sendo que se tem o 105X200 como a área ideal, ou seja, numa cama de casal seria a medida de 210X200 ou 210X210 dependendo da altura das pessoas.

É claro que para a dimensão da cama também concorrem outros factores, nomeadamente a dimensão do quarto. Mas é importante transmitir, quando se toma a decisão de investir na qualidade do sono e num ambiente perfeito para dormir, o tamanho da cama é muito importante e… quanto maior, melhor.